DIY: Caderno/Livro Artesanal

17.4.20


Ei, você! 

Amante de cadernos e artesanatos, essa é a hora de criar o seu próprio caderno personalizado do zero, isso mesmo! Também pode servir para você dar de presente para aquela pessoa especial. Vem comigo que eu vou te ensinar o passo-a-passo!

Você vai precisar de:
♥ Tinta de sua preferência;
♥ Fita crepe;
♥ Papelão;
♥ Pincel;
♥ Muitas folhas sulfite;
♥ Linha e agulha;
♥ Cola quente;
♥ Outras coisinhas da sua escolha para enfeitar, como: miçangas, fitas, EVA...

Como fazer:
1 - Pegar o papelão, cortá-lo no tamanho desejado e dobrá-lo no formato de um livro (lixar as bordas se necessário). Peguei como molde o tamanho de um caderno que eu já tinha).


2 - Encapar as bordas e pintar da cor desejada. Você também pode pegar um tecido e encapar!



3 - Cobrir o interior (você pode pular essa etapa e fazê-la mais tarde de outra forma mais efetiva, continue lendo que já já eu explico).


4 - Agora é a parte complicada: a confecção das páginas. Você vai usar a linha e agulha para fazê-las, estou deixando um link para vocês verem melhor!



5 - Depois é só passar cola quente e colar a parte de trás. Se você pulou a parte de cobrir o interior, você vai fazer isso agora! Pegue uma sulfite normal e acrescente ao bloco que você fez, depois passe cola em todo o caderno e cole o bloco, a folha de sulfite extra deve ser colada completamente para cobrir a parte não coberta. Eu tive que colocar uma fita para esconder a cola quente...



6 - Agora a decoração da capa! Usei dois pedaços de papelão com uma “bolinha” de cola quente para fazer “dobradiças”, pintei de prata e passei um pouco de preto para dar um ar mais envelhecido.



7 - Para fazer a folha envelhecida, você pode usar três técnicas: queimar a folha no fogo, mergulhá-la no chá ou mergulhá-la no café. Eu fiz um desenho, cortei e o colei!



Como fazer um livro de presente.

Você irá utilizar a mesma técnica do caderno, a única diferença é que você irá imprimir as folhas internas (duas páginas por folha, frente e verso. É muito importante fazer a logística da ordem que você vai imprimir o livro, já que você irá encaixar uma sobre a outra). 

Primeiro é importante pensar na temática do livro, no meu caso, eu fiz um livro com atividades para estimular a criatividade, usando personagens que representavam a gente. Fiz todo o trabalho da diagramação, imprimi e segui o passo-a-passo mostrado anteriormente.

O resultado ficou assim:



Depois que fiz esses, fui procurar na internet outros mais interessantes que eu poderia fazer, achei dois links bem interessantes! 



Bom, é isso por hoje gente. Espero que se divirtam!

  • Share:

Posts Relacionados

0 comments